Nesta seção apresentamos os recursos disponíveis e como proceder para visualizar os dados, fazer gráficos e exportar para o Excel.

Pesquisa por tópicos

Com a opção Tópicos marcada, navegue nos tópicos da janela da esquerda. Clique em um tópico para abrir os sub-tópicos a ele associados.

Os sub-tópicos cujos símbolos são azuis são links para séries. Clique nestes links para ver, na janela da direita, as séries correspondentes.

A figura abaixo mostra uma pesquisa no tópico PIB Anual - IBGE :

Pesquisa por palavra-chave

Digite uma palavra no campo Localizar e tecle Enter (ou clique na lupa à direita do nome).

As séries localizadas são mostradas na janela da direita, como na figura abaixo.





Pesquisa por fontes

Com a opção Fontes marcada, clique em uma das fontes disponíveis na janela da esquerda para ver as séries associadas, na janela da direita.

A figura abaixo mostra as séries associadas à fonte Banco Central da Argentina.

Link para a fonte dos dados

Para ter acesso a um link para a página da fonte dos dados, clique no ícone da série cuja fonte deseja visitar na coluna Doc :

Será mostrada uma janela que mostra o código da série e o link para a sua fonte, como mostrado na figura abaixo :

O código da série pode ser usado para localizar uma série diretamente na pesquisa por palavra-chave.

Recursos disponíveis

Uma vez localizados os dados de interesse, selecione uma ou mais séries clicando nos símbolos que ficam à esquerda dos seus nomes.

Abaixo dos nomes das séries estão disponíveis recursos para visualizar, exportar, calcular ou fazer gráficos com as séries que foram selecionadas :



Visualização dos dados

A figura abaixo ilustra a seleção de três séries da produção industrial brasileira. As séries selecionadas devem ter a sempre mesma frequência.

Para selecionar todas as séries da lista clique no símbolo no topo da lista, à esquerda da palavra Nome da Série.

Se a opção estiver marcada, serão montadas páginas com os dados para todo o intervalo disponível das séries selecionadas.

Para visualizar apenas uma parte do intervalo, informe abaixo deste campo a data inicial e a data final desejada, respeitando os formatos abaixo dependendo da frequência dos dados :

Mensais : mm/aaaa Anuais : aaaa Quadrissemanais : qq/mm/aaaa
Trimestrais : tt/aaaa Diárias : dd/mm/aaaa  

Para selecionar diretamente, sem precisar digitar as datas inicial e final, clique nos ícones de calendário à direita dos campos de data.

Para visualizar os dados clique no botão . Será mostrada uma tabela com as séries selecionadas em colunas, para o período mais recente disponível.

Abaixo dessa tabela existem links que permitem navegar para páginas que mostram outros períodos das séries, como mostrado na figura abaixo :

Abaixo dos links de paginação se encontram recursos para exportar os dados, fazer gráficos, alterar o intervalo ou o número de casas decimais.


Exportação de séries

Na página de seleção de séries ou na página de visualização, clique no botão para produzir uma planilha Excel no formato XLSX, XLS ou CSV.

Para alterar o formato do arquivo, selecione o formato desejado clicando no campo à direita do botão Exportar.

Para exportar somente uma parte do intervalo disponível das séries, clique nos ícones de calendário e informe as datas inicial e final, ou digite esses dados nos campos correspondentes.

O campo Decimais altera o número de casas decimais das séries na visualização dos dados e na planilha Excel.

A figura abaixo ilustra a planilha assim gerada com as séries de produção industrial :



Gráficos

Para visualizar as séries selecionadas em um gráfico temporal, selecione o tipo de gráfico (Linha ou Barra) e clique no botão .

Se a opção estiver marcada, será mostrado no gráfico todo o intervalo disponível para as séries selecionadas.

Para visualizar somente uma parte do intervalo, clique nos ícones de calendário e informe as datas inicial e final desejadas, ou digite esses dados nos campos correspondentes.


O gráfico pode mostrar até no máximo quatro séries. A figura abaixo mostra um exemplo de gráfico do tipo Linha, com duas séries :

Nessa página é possível alterar o tipo de gráfico e o intervalo temporal dos dados.

Para gráficos com mais de uma série são usadas as duas escalas, nos eixos verticais esquerdo e direito. Para fazer o gráfico com somente uma escala, no eixo vertical esquerdo, selecione a opção Uma no campo Escalas.
O gráfico pode ser exportado para uma planilha Excel como um objeto gráfico. Para isso selecione o tipo de planilha (XLSX ou XLS) e clique no botão .

A planilha inclui os valores das séries em colunas e o objeto gráfico pode ser alterado livremente a partir dos recursos disponíveis no Excel.

A figura abaixo ilustra uma planilha assim gerada com as séries do exemplo :


Aplicando cálculos

As séries da base de dados podem ser transformadas por cálculos tais como variações ou médias móveis. Os resultados podem ser visualizados ou exportados para uma planilha Excel.

Estão disponíveis os seguintes cálculos :

Variação %   Calcula a variação percentual em relação ao período anterior.
Variação % 12 meses   Calcula a variação percentual em relação ao mesmo período do ano anterior.
Média móvel 12 meses   Calcula a média dos últimos 12 meses, para cada período.

Para aplicar cálculos, selecione as séries desejadas e escolha um dos cálculos disponíveis, como mostrado em destaque na figura :

Clique em para visualizar as séries transformadas. A figura abaixo mostra a visualização dos cálculos para as séries selecionadas :

Clique em para produzir uma planilha Excel com as séries transformadas ou clique em para visualizar os resultados em um gráfico.


Salvando grupos de séries em arquivos (Este recurso não está disponível para acesso multi-usuário)

Se você costuma consultar as mesmas séries com frequência, é possível criar arquivos personalizados de modo que você não precise selecionar as mesmas séries a cada vez.

Para usar este recurso, após selecionar as séries de interesse clique em .

Será solicitado um nome para o arquivo ou, caso você já possua algum criado anteriormente, poderá escolher em qual arquivo deseja inserir as séries, como mostrado abaixo :

Da próxima vez que fizer Login no sistema, o seu último arquivo criado será aberto automaticamente com as séries que foram salvas, que ficam assim disponíveis para visualização, exportação ou gráficos.